Seguidores

28 de setembro de 2011

Receitinha....Pão de mel

Hoje resolvi contar uma histórinha da minha vida (Luisa).
Como muitas mães e esposas que temos por nesse mundão além de querer ajudar no orçamento domestico eu precisava fazer algo ..ocupar a mente.
Desde que me entendo por gente sempre mexi com artesanato ora bordando, pintando, fuxicando...até conhecer o mundo encantado dos chocolates pelo qual me apaixonei !!
Após algum tempo nasceu a LeS Guloseimas Artesanais, que é fruto na união de duas amigas (Luisa e Silmara ) curiosas e arteiras....Unimos o útil ao agradável, minha experiencia de outros anos com chocolates, bolos e doces com as experiencias de festas dos sobrinhos da Silmara , família grande sabem como é, tem que por a mão na massa kkk.
O que começou pela necessidade financeira acabou sendo uma das coisas mais prazerosas que faço , não tem a preço ver  ver a carinha de satisfação de uma cliente quando retira seu pedido ou quando prova e te diz que é sem duvida o melhor doce que já comeu, que gostou de tudo e te agradece de uma maneira impar. Não tem incentivo melhor !
Quando resolvi criar esse blog tive a intenção de além de divulgar meus produtos, ajudar outras pessoas que passaram ou passam por alguma dificuldade não só financeira, mas também se sentem digamos que pouco útil...Quem um dia na vida não teve um momento depre nessa vida?!
Queremos dividir com outras pessoas tudo que aprendemos pesquisando, lendo e testando.
 Bom mas vamos ao que de fato interessa kkk..
Antes de fazer pão de mel eu confesso que tinha um certo preconceito com relação a eles.
Não sei de onde tirei a ideia de que eles eram secos e carregados de mel ....kkk
Mas enfim, depois de testar muitas receitas, aprovar algumas e nem poder sentir o cheiro de outras, já que tenho um certo probleminha com o mel ..encontrei essa, ela é bem simples, muito prática especial pra quem está iniciando no ramo, pra quem quer dar de presente para alguém especial ou mesmo tomar um chá da tarde com os amigas.




 Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado
  • 400 ml de leite
  • 1/2 xícara (chá) de mel
  • 3 colheres (sopa) de canela em pó
  • 1 colher (sopa) de cravo em pó
  • 1 colher (sopa-rasa) de bicarbonato de sódio
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (330 g)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó


Para a cobertura

  • 1/2 kg de chocolate meio-amargo derretido em banho-maria

Para o creme de nozes

  • 1 lata de leite de condensado
  • 1 ovo inteiro
  • 1 colher sopa de farinha de trigo
  • 1 colher sopa de margarina
  • 300 g de nozes moída

 Modo de preparo


No liqüidificador, bata os 6 primeiros ingredientes, por aproximadamente 1 minuto. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e utilize o pulsar para ir misturando a farinha. Coloque o fermento em pó e pulse por algumas vezes até misturar.
Despeje numa fôrma untada e enfarinhada (25 X 35 cm), asse em forno pré-aquecido a 180ºC, por aproximadamente 20 minutos. Corte no formato desejado e recheie com: doce de leite, creme de nozes ou trufas.

Para o creme de nozes

Misture todos os ingredientes e leve ao fogo até desgrudar da panela.
Deixe esfriar e recheie os pães de mel.




A História do Pão de Mel 




O Pão permeia a história do homem, pelo lado religioso. É símbolo de vida, alimento do corpo e da alma, símbolo da partilha, possui uma longa história. 
A versão Pão de Mel nasceu na Rússia por volta do século IX, era uma mistura de farinha, mel e suco de frutas, mas o mel constituía quase metade de todos os outros ingredientes. 
Mais tarde, já nos séculos XII e XIII, foram adicionadas especiarias vindas da Índia e Oriente Médio (canela, nozes, gengibre, frutas secas...). Entre os séculos XVII - XIX a receita se espalhou, e cada região tinha a sua maneira de assar os pães. 
A tradição e os segredos da culinária eram passados de geração em geração. Os pães eram feitos em formato de animais para enfeitar as árvores de natal, como presentes para casamentos, festas, celebrações, dias especiais e também no formato de anjos para pessoas doentes com o objetivo de cura. 
Atualmente o pão de mel é um fenômeno em todo o mundo, principalmente com a cobertura de chocolate e com os diferentes recheios que os tornam muito mais saborosos.


2 comentários:

  1. Amei... alias, vc é minha maior incentivadora!
    Hum... essa receita de nozes me deu água na boca...

    Parabens meninas..... Força e muita luz.... sorte, sempre.
    beijokas
    Mi

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo trabalho ,pelo blog e também por compartilharem o que sabem!
    Sou das blogueiras unidas,passei para conhecer o cantinho de vocês e gostei demais!
    Sucesso para vocês e bom final de semana!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar !!
Volte sempre